segunda-feira, 22 de março de 2010
Airto Moreira
Ficha Técnica
Nascimento: 05/08/1941
Nacionalidade: Brasileiro (Itaiópolis, SC)
Estilo: Música Brasileira
Grip Principal: Traditional
Site: http://www.airto.com/
Discografia: http://www.airto.com/airtooldsite/discog.htm
Biografia
Airto Moreira nasceu em 1941 na pequena vila de Itaiópolis - Sul do Brasil, e foi criada em Curitiba. Mesmo antes que ele pudesse andar ele iria começar a tremer e bater no chão cada vez que o rádio tocava uma música quente. Sua mãe ficou , mas sua avó que reconheceu o seu potencial e o encorajou a se expressar. Na época ele tinha seis anos de idade ele tinha vencido muitos concursos de música, cantando e tocando percussão. A cidade deu a ele seu programa de rádio todas as tardes de sábado. Aos treze anos ele se tornou um músico profissional tocando percussão, bateria e cantando em bandas de baile. Ele se mudou para São Paulo com a idade de dezesseis anos e actuou regularmente em casas noturnas e televisão como percussionista, baterista e cantor.
Em 1965, ele conheceu a cantora Flora Purim, no Rio de Janeiro. Flora se mudou para o E.U.A. em 1967 e Airto a seguiu logo depois. Quando, em Nova York Airto começou a tocar com músicos como Reggie Workman, JJ Johnson, Cedar Walton eo baixista Walter Booker. Foi através de Booker que Airto começou a tocar com os grandes - Cannonball Adderley, Lee Morgan, Paul Desmond e Joe Zawinul,
para citar alguns. Zawignul indicou Airto para Miles Davis, para uma sessão de gravação em 1970 para o álbum "Bitches Brew". Davis, em seguida o convidou a participar de seu grupo, que incluía os ícones do jazz como Wayne Shorter, Dave Holland, Jack DeJohnette, Chick Corea e, mais tarde John McLaughlin e Keith Jarrett. Ele permaneceu com Miles durante dois anos, e aparece em versões como "Live / Evil", "Live at the Fillmore", "On the Corner", "A Ilha de Wight", "Bitches Brew" e versões posteriores, incluindo a " Fillmore Sessions ".
Após a sua tarefa com Miles Davis, Airto foi convidado para formar o original do Weather Report com Wayne Shorter, Joe Zawinul, Miroslav Vitous e Alphonse Mouzon, com quem gravou "The Weather Report". Logo depois, ele se juntou ao Return to Forever original de Chick Corea's grupo com Flora Purim, Joe Farrell e Stanley Clarke com o qual gravou os álbuns, "Return to Forever" e "Light as a Feather".
Em 1974, Airto formou sua primeira banda, os E.U., "Fingers", com Flora Purim. Desde então, têm realizado shows constantemente em todo o mundo e gravou seu próprio álbum de grandes gravadoras na Europa e América. Airto continua sendo uma dos musicos mais populares. Sua coleção de instrumentos, junto com seu talento para tocar o som certo no momento certo, fez dele a primeira escolha de muitos produtores e bandleaders. Seu trabalho com Quincy Jones, Herbie Hancock, George Duke e Paul Simon, Carlos Santana, Gil Evans, Gato Barbieri, Michael Brecker, The Crusaders, Chicago e muitas outras, incluindo as contribuições para trilhas sonoras de filmes como O Exorcista, O Último Tango em Paris , Rei dos Ciganos e Apocalypse Now, representa apenas um pequeno número de contribuições de Airto fez nas últimas três décadas.
Seu impacto foi tão forte que a revista Downbeat acrescentou a categoria de percussão para os seus leitores e críticos, que ele ganhou mais de vinte vezes desde 1973. Nos últimos anos ele foi o percussionista número um pela Jazz Time, Modern Drummer, Drum Magazine, Jazzizz Magazine, Global Jazz Jazz Estação Central de votação na Internet, assim como em muitas cidades europeias, latino-americanos e asiáticos publicações.
Ele foi fazer avançar a causa do mundo de música e percussão, como membro do Planet Drum, "grupo de percussão", com Mickey Hart, baterista do "The Grateful Dead", e o mestre de conga Giovanni Hidalgo eo virtuoso tabla Zakir Hussain, junto com Flora Purim, Babatunde Olatunji, Sikiru Adepoju e Vikku Vinayakram. Planet Drum ganhou um Grammy em 1991 de World Music. Airto também contribuiu para outro Grammy Award winning ensemble, "Dizzy Gillespie's United Nations Orchestra", que recebeu o prêmio de Melhor Live Jazz Album.
Airto ama as pessoas e a músicade seu país natal, o Brasil ao qual ele volta todos os anos para visitar velhos amigos e familiares, bem como a pagar respeitos a seus guias espirituais e anciãos. Airto foi envolvido no "Espiritismo" desde a mais tenra idade e costumava ir às sessões com seu pai José Rosa Moreira, que era um curandeiro espiritual toda a sua vida. Seu interesse ao longo da vida na espiritualidade levou-o para gravar The Other Side of This, uma exploração no poder de cura da música e do mundo espiritual. Airto também compôs e executou o seu "Brazilian Spiritual Mass" em um especial de duas horas na televisão alemã, com a WDR Philharmonic Orchestra em Colônia, Alemanha. Essa rara performance foi registrada em vinil para a gravadora clássica "Harmonia Mundi" e licenciado como um vídeo pela WDR, transmitido ao redor do mundo.
Airto estrelou como convidado da Boston Pops Philharmonic Orchestra em um especial de TV PBS, o Smashing Pumpkins "Unplugged" para a MTV, o grupo japonês de percussão Kodo e no último CD do Depeche Mode "Exciter". Em 2001, quando gravou com Airto Kodo, ele contribuiu com duas de suas composições: "Maracatu" e "Berimbau Jam". A canção "Maracatu", foi escolhida para ser uma das canções oficiais para a Copa do Mundo 2002 na Ásia para abrir as cerimônias do evento no Japão.
Uma das gravações de Airto para a etiqueta Melt2000, "Killer Bees", características de Herbie Hancock, Stanley Clarke, Chick Corea, Mark Egan e Hiram Bullock, foi um dos álbuns mais aclamados pela crítica no mercado europeu. Seu álbum solo, intitulado "Sem Abrigo", na Melt2000 foi lançado no ano de 2000. É um álbum de alta energia com "tribais" ritmos que estão agitando as pistas de dança em todo o mundo. Outros lançamentos nesse selo incluem o grupo Fourth World com José Neto e Flora Purim.
Sua canção "Celebration Suite" foi re-misturado pelo grupo DJ Bellini Brothers intitulado "Samba de Janeiro". A faixa hit número 1 nas paradas da música de dança em 26 países da Europa, Ásia e América Latina.
Airto tem trabalhado em conjunto com Frederic Galliano, Giles Peterson, Endemic Void, da Justiça, Ashley Beedle, Circadian Rhythms, Jimpster, Amon Tobin, e Max Breenen, entre outros.
Em setembro de 2002, o presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso nomeou Airto Moreira e Flora Purim para a "Ordem do Rio Branco", uma das maiores honrarias do Brasil. A Ordem de Rio Branco foi criada em 1963 para reconhecer formalmente os indivíduos brasileiros e estrangeiros que contribuíram significativamente para a promoção das relações internacionais do Brasil. A ordem tem o nome de Barão do Rio Branco, Ministro do Brasil de Relações Exteriores de 1902 a 1912, famoso por seu papel na negociação das fronteiras nacionais do Brasil e referido como o "Pai da diplomacia do Brasil".
Durante três anos, Airto foi professor no Departamento de Etnomusicologia da UCLA, e inovou em conceitos musicais e energia criativa.
Atualmente ele divide seu tempo entre estúdios de gravação, oficinas e clínicas, criando novos projetos incluindo DVD Surrond Sound, bem como pesquisando novos materiais para futuros lançamentos e performances ao vivo nos E.U.A, Europa, Ásia e América Latina.
O último álbum de Airto, "Life After That" foi lançado pela Narada Records em 30 de setembro de 2003.
Análise
Videos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário