BEM VINDO

Desenvolvido por
Bruno Guimarães

domingo, 28 de março de 2010

Estilos

Descrição
Coloquei aqui alguns dos principais estilos usados pelos bateristas atualmente, e por isso mesmo bastante necessários de serem estudados. Contém uma descrição, o ritmo básico, videos e algumas dicas. Reafirmando que só contém informações básicas, e para se aprofundar pesquise, e tente conhecer mais a fundo esses estilos que são tão ricos e importantes na nossa cultura.

Os Estilos
Para um baterista, a chave para se tocar bem está em reconhecer e desenvolver os elementos básicos e fundamentais de cada estilo. Na música contemporânea (pop), este elemento está no "1" e "3" (downbeat) com o bumbo, e no "2" e "4" (backbeat), na caixa. Na música Latina está no ritmo da clave. Na música brasileira de uma forma geral este elemento básico é feito geralmente pelo padrão no bumbo (ostinato), o que é o caso do samba e do baião. No Jazz isso é feito pelo Padrão da condução no prato (Pattern).
Esses elementos são necessário para a banda sentir o pulsação caracteristica do ritmo, e essenciais de serem entendidos e dominados.

Linguagem
Outra questão importante de se notar, que também não deixa de estar dentro de conhecer os elementos de cada estilo, é a da linguagem natural que cada estilo tem, traduzindo: não adianta você ir tocar jazz sabendo o padrão básico no prato, e não ter a sonoridade que o jazz pede, ou fazer viradas de rock n' roll, ou ainda usar uma bateria com um bumbo de 24" (claro que se não tiver outra opção...). Em todo caso essa parte se resume em ouvir muito cada estilo que você se propor a tocar, e assim conseguir tocar dentro da linguagem adequada de cada um.

Subdivisão
Existe basicamente os estilos que podem ser subdivididos em 4 (semicolheias) ou em 3 (tercincas ou compassos compostos). No primeiro caso temos por exemplo a música brasileira, a salsa e o rock, etc. No segundo caso temos o jazz, blues e etc. Lembrando que podem existir algumas exceções.

Música Americana
Jazz
Rock
Funk

Música Brasileira
Samba
Baião
Frevo

Outros
Salsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Tema de BloggerThemes || Editado por: @feewoh || Quase1nerd