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sexta-feira, 26 de março de 2010

Figuras de Notas e Pausas (Valores)

Figuras
O som é representado graficamente por figuras de duração. As figuras positivas são aquelas que indicam som e as negativas as que indicam silêncio (pausas). São Elas:








Valores Proporcionais
As figuras não tem valor fixo e sim proporcional, sendo que cada uma vale sempre a metade da sua anterior e o dobro da seguinte. Qualquer uma das figuras pode ser tomada como unidade de tempo ou pulsação, deduzindo-se os valores das demais, sempre com a proporção de metade da anterior e dobro da seguinte.

Veja no quadro a seguir, tomando-se cada figura como unidade de tempo:













Por exemplo, uma minima tem quatro colcheias ou a colcheia é 1/4 da minima.

O Ritmo e Suas Propriedades
A duração do som e do silêncio é representada por figuras que fornecem o tempo exato de duração. Nesse momento, o som passa a ser organizado pelo ritmo, cujo conceito está subordinado ao movimento e à sua ordenação.

Pulso
É a regularidade de tempo, medido pelo tempo do relógio, sendo que cada pulsação é um tempo que deve manter sua regularidade.


I I I I I I I I I I I I


Acento Métrico
É a acentuação periódica e regular dos pulsos

I I I I I I I I
Essa é a acentuação de 2 em 2 pulsos.

I I I I I I I I I I I I
Essa é a acentuação de 3 em 3 pulsos.

I I I I I I I I I I I I I I I I
Essa é a acentuação de 4 em 4 pulsos.

Desenho Ritmico
É a combinação de durações curtas e/ou longas, que faz, como o nome diz, o desenho ritmico da obra musical, com ou sem melodia.

Andamento
É a velocidade das pulsações, podendo-se acelerar ou retardar o tempo entre um pulso e outro, resultando em pulsações mais rápidas ou mais lentas:

I I I I I I I I I I I I I I
Pulsações mais lentas

IIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Pulsações mais rápidas

Temos três niveis de andamentos: lentos, moderados e rápidos.
Para se indicar com precisão o andamento, utilizamos um aparelho chamado metrônomo, inventado pelo austríaco Johann Mäelzel no início do séc. XIX. Em sua forma primitiva, consta de um mecanismo baseado no relógio, acionado por um pêndulo. Através de uma tabela de números, de 40 a 208, gradua-se a velocidade que o pêndulo irá oscilar através de um peso corrediço. Os números referem-se a "batidas por minuto" (BPM). Assim, graduando-se o pêndulo em 60, por exemplo, teremos 60 batidas por minuto, indicando a velocidade exata.
Indica-se o andamento metronômico da seguinte forma:





Significa que temos 120 seminimas por minuto.

Ligadura
É uma linha curva que une duas ou mais notas que estejam na mesma altura, somando suas durações. Tambéms chamada de Ligadura de Valor. Apenas a primeira nota de onde parte a ligadura é articulada, sendo as demais um prolongamento da primeira.
obs. Não existe ligadura entre as pausas.






Ponto de Aumento
Podemos também aumentar a duração de um som colocando um ponto ao lado direito da figura, aumentando seu valor em metade:







O ponto de aumento pode ser colocado também nas pausas, obtendo-se o mesmo efeito:

4 comentários:

  1. GOSTEI MUITO ... sou baterista e gostaria de fazer uma pergunta ok ?? voce acha que isso se eu nao entender muito de matemática vai afetar essas teorias musicais por causa disso de eu nao saber mto matematica ?

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Boa tarde!
      Hahahahaha depende do seu nível de entendimento, sabendo contar o básico é suficiente. Até porque esse tipo de estudo é totalmente diferente do que vemos na escola.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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