BEM VINDO

Desenvolvido por
Bruno Guimarães

sexta-feira, 26 de março de 2010

Compasso

Compasso é a maneira pela qual a música está dividida. Esta divisão pode ser em partes iguais ou variáveis.

Em partes iguais:




Em partes variáveis:




Os compassos são separados por uma linha vertical que abrange todo o pentagrama, chamada barra de compasso:





Utilizamos a barra dupla para separar seções da musica:





A barra dupla de final tem o segundo traço mais grosso e indica o término da música:




Os tempos são partes do compasso. Assim, os compassos passam a ser denominados de acordo com o número de tempos que possuem: 2 tempos = binário, 3 tempos = ternário, 4 tempos = quartenário.
Cada compasso possui acentuações naturais, com tempos fortes e fracos, constituindo o acento métrico. Isso nos permite reconhecer auditivamente o número de tempos do compasso. São Eles:

Compasso binário: 1º tempo forte e 2º tempo fraco;
Compasso ternário: 1º tempo forte; 2º e 3º fracos;
Compasso quartenário: 1º tempo forte; 3º tempo meio forte; 2º e 4º fracos.

Quando um dos tempos, forte ou fraco, está subdividido, consideramos a primeira figura da subdivisão como parte forte do tempo (mesmo pertencendo a um tempo fraco).

Compasso Simples e Composto
Como vimos anteriormente, tempo é uma parte do compasso. Definimos então unidade de tempo como sendo a figura que representa um tempo do compasso.

Compasso simples é aquele que tem como unidade de tempo uma figura ou valor simples. Figuras ou valores simples.

Compasso composto é aquele que tem como unidade de tempo uma figura ou valor composto. Figuras ou valores compostos.

Fórmula de Compasso
No pentagrama, logo após a clave, encontramos dois números sobrepostos. Trata-se da fórmula de compasso, a qual indica o número de tempos ou pulsações e a unidade de tempo escolhida entre as figuras de ritmo já estudadas:










O número superior indica, nos compassos simples, quantos tempos deverá ter o compasso, se 2, 3 ou 4, ou seja, binário, ternário ou quartenário.
O número inferior indica a figura escolhida para valer um tempo. Estas figuras são representadas por números (Veja no quadro seguinte), os quais nada têm a ver com os seus valores. Esta referência numérica é em relação a semibreve.











Os compassos compostos apresentam subdivisão ternária. O número inferior indica as figuras que serão agrupadas de três em três e o número superior indica a quantidade dessas figuras no compasso.
Tomemos como exemplo um compasso 6/8:









Compassos Correspondentes
Todo compasso simples tem seu correspondente composto e vice-versa. Para encontrarmos o compasso correspondente, procedemos da seguinte forma:




Unidades de Tempo e de Compasso
Chamamos de unidade de tempo uma figura que sozinha preenche um tempo do compasso.
Chamamos de unidade de compasso um figura que sozinha preenche o compasso, sendo equivalente ao número de tempos indicados pelo número superior da fórmula de compasso:

2/4
2 = dois tempos (compasso binário)
4 = unidade de tempo: a semínima, que corresponde ao número 4

Nesse caso, a unidade de compasso será a minima, que equivale a duas seminimas.

6/8
6 = seis colcheias dividivas em dois grupos (compasso binário)
8 = unidade de tempo: a semínima pontuada, que é a soma das três colcheias.

Um compasso simples sempre terá como unidade de tempo uma figura simples, isto é, uma figura não pontuada. Por sua vez, um compasso composto sempre terá como unidade de tempo uma figura composta, ou seja, um figura pontuada.

Compassos Mistos
Denominamos mistos aqueles compassos que se formam pela união de dois ou mais diferentes compassos, cujas unidades de tempo são iguais, porém distintos na quantidade. A razão de se usar compassos mistos na música é evitar seguidas mudanças de fórmula de compasso.

Tomemos como exemplo os compassos 5/4 e 7/4 :








Os compassos mistos também tem seus compassos correspondentes. Para encontrar a correspondência, basta adotarmos o mesmo procedimento visto anteriormente.

Obs.: Ainda que estas fórmulas de compasso pareçam estranhas, são relativamente frequentes na música moderna e contemporânea

Um comentário:

  1. ele ajudou muito, eu estava fazendo um trabalho de bateria e ele me ajudou muito mesmo, valeu!

    ResponderExcluir

 
Tema de BloggerThemes || Editado por: @feewoh || Quase1nerd