BEM VINDO

Desenvolvido por
Bruno Guimarães

domingo, 21 de março de 2010

Jazz

Descrição
O jazz é uma manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos. Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX na região de Nova Orleães e em suas proximidades, tendo na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.

O Jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava blue notes, pergunta e resposta, ritmo sincopada, polirritmia, improvisação e as notas (colcheias) com o swing do ragtime. O Jazz, em suas várias formas, aceita praticamente todo tipo de instrumento, tendo como de base a chamada "cozinha", que é o trio de piano, baixo e bateria.

As origens da palavra Jazz são incertas. A palavra tem suas raízes na gíria norte-americana e várias derivações têm sugerido tal fato. O Jazz não foi aplicado como música até por volta de 1915. Earl Hines, nascido em 1903 e mais tarde se tornou celebrado músico de jazz, costumava dizer que estava "tocando o piano antes mesmo da palavra "jazz" ser inventada".

Desde o começo do seu desenvolvimento, no início do século XX, o Jazz produziu uma grande variedade de subgêneros, como o Dixieland da década de 1910, o Swing das Big bands das décadas de 1930 e 1940, o Bebop de meados da década de 1940, o Jazz latino das décadas de 1950 e 1960, e o Fusion das décadas de 1970 e 1980. Devido à sua divulgação mundial, o Jazz se adaptou a muitos estilos musicais locais, obtendo assim uma grande variedade melódica, harmônica e rítmica.

O Ritmo
O Jazz é um ritmo em 4/4, embora seja comum músicas em 3/4, 6/8, etc. A sua subdivisão é tercinada (Veja mais no tópico sobre quiálteras). A base do ritmo do jazz na bateria é feita pela condução no prato ou chimbal, que conduz o pulso (no caso seminimas) junto ao contra-baixo. Existem várias vertentes diferentes dentro do Jazz, o que acaba levando a algumas diferenças dentro do próprio jeito de se tocar em cada uma. Mas aqui vou focar na forma mais comum de se tocar e estudar jazz na bateria.

Colcheia do Jazz
Pelo jazz ser um ritmo tercinado, torna-se necessário na hora de se transcrever usar a escrita da tercina, certo? Acontece que justamente por ele ser um ritmo tercinado, e por uma questão de praticidade geralmente essa escrita é feita usando a colcheia comum, mas ainda se lê como se fosse uma tercina.

Exemplo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Tema de BloggerThemes || Editado por: @feewoh || Quase1nerd