A notação musical é a representação visual da música, sendo constituida por elementos gráficos que simbolizam os sons, suas alturas, durações, instensidades, articulações, etc.
Os sons musicais são representados por sete notas, repetidas em sequência do grave para o agudo e vice-versa e são: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. Existe também a notação literal, utilizada nos paises anglo-germânicos (Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Áustria, etc.), onde as notas musicais são representada por letras do alfabeto:
A = Lá / B = Si / C = Dó / D = Ré / E = Mi / F = Fá / G = Sol
Figuras
Em música os sons são representados por figuras. Cada figura representa um determinada duração do som:
Semibreve, Minima, Seminima, Colcheia, Semicolcheia, Fusa e Semifusa.
Pentragrama
As notas são escritas em um pautado especial com 5 linhas horizontais e 4 espaços chamado pentagrama (do grego, penta = cinco; grama = linha)
As notas são escritas em um pautado especial com 5 linhas horizontais e 4 espaços chamado pentagrama (do grego, penta = cinco; grama = linha)
Claves
Da palavra italiava chiave = chave, claves são sinais colocados no início do pentagrama para determinar o nome das notas e estabelecer suas alturas. Existem quatro claves:
Clave de Sol: Grafada na 2ª linha, determinando a nota sol nessa linha; usada para sons médios e agudos.
Clave de Dó: Grafada na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª linha, determinando a nota dó na linha em que estiver, usada para sons médios.
Clave de Fá: Grafada na 3ª ou na 4ª linha, determinando a nota fá na linha em que estiver, usada para sons médios e graves.
Clave de Percussão: Essa clave foi criada para os instrumentos de percussão (tirando aqueles que usam notas definisas, tais como: timpano, vibrafone, marimba, etc.), e também é usada nas partituras de bateria. Ela mostra que as notas não tem uma altura definida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário