BEM VINDO

Desenvolvido por
Bruno Guimarães

sexta-feira, 26 de março de 2010

Sonoridade

Existe inumeras coisas a serem resolvidas quando falamos sobre sonoridade. Mas afinal o que é sonoridade? A definição que eu vejo é bem simples:
Qualidade daquilo que é sonoro. Som harmonioso.

Sabendo disso começamos a ter que analisar tudo que influência essa sonoridade, que pode ser a bateria que está tocando, a configuração da mesma, as baquetas, as peles, a técnica, pratos, local onde está tocando, temperatura ambiente... Enfim tudo isso pode vir a influenciar no som que você vai tirar do seu instrumento.

Primeiro vamos então analisar a peça por trás da bateria, se o baterista tem uma boa técnica e sabe tirar um som da bateria, muito desses problemas já estão resolvidos daí, porque o resto pode ser resolvido com ajustes e equipamentos, mas se você coloca um baterista inexperiente e limitado para tocar numa DW, o som que sai fica muito a desejar, enquanto eu já vi alguns bateras que com uma bateria dessas de 2ª linha tiram um som fantástico, isso seria o que? A mão do sujeito. Por tanto desenvolva sua técnica para tirar um bom som do seu instrumento.

Depois vamos para a parte de equipamentos, se você usa baquetas pesadas para tocar um estilo leve como por exemplo a bossa nova, de cara você não vai atingir uma sonoridade ideal como conseguiria com uma baqueta leve. Então use as ferramentas certas para os trabalhos certos, isso também vale para peles e pratos. Peles gastas muitas vezes não vão ter o som desejado para certos estilos, já para outros tem aquele som bem caracteristico, e que vai soar bem, é uma questão de gosto. Se você puder ter vários sets de pratos pra cada situação ok, caso contrário compre algum que sejá mais versátil, que não sejá tão duro e brilhante quanto pratos de rock, mas também não seja tão mole e complexo quanto pratos de jazz.

O local onde você toca e a temperatura ambiente acabam mudando o som da sua bateria, isso também influenciam muito no som que você vai tirar, então sempre que necessário afine a bateria, abafe as peles, e mesmo pratos, para tirar o som que você tem em mente, muitas vezes esses macetes se fazem necessários.

E para mostrar que o instrumento não quer dizer tudo, quando a questão é fazer música, deixo aqui esse video que espero ajude a inspirar a todos.

Um comentário:

 
Tema de BloggerThemes || Editado por: @feewoh || Quase1nerd