BEM VINDO

Desenvolvido por
Bruno Guimarães

domingo, 21 de março de 2010

Timing

Este é o ponto principal que um baterista tem que ter bem desenvolvido, muitas vezes você pode ter uma técnica limitada, ou não conseguir tocar grooves complexos, e nem ler uma nota se quer, mas se tiver um tempo firme e for preciso no que faz, muito provavelmente vai resolver o serviço.

Para se manter um "pulso" firme, é preciso sem dúvidas que:
1. Você estude com um metrônomo.
2. Você toque junto de CD's e consequentemente ouça muitas músicas.

Analisando esses pontos temos que considerar que chegado determinado momento da sua vida bateristica, principalmente se você quer tocar profissionalmente, ou pretende fazer alguma gravação com a sua banda, mesmo que seja amadora (afinal você vai querer uma boa gravação). Você vai precisar tocar dentro de um andamento.

Em alguns estilos é normal não ter tanto essa dependência, e leves variações no andamento, acabam fazendo parte do "molho". Mas na música contemporânea (Pop), é necessário que você consiga tocar uma música do inicío ao fim oscilando o minimo possivel, e na maior parte dos casos a bateria é gravada com um metrônomo, então se você não estudar com metrônomo, esqueça fazer uma gravação nos padrões e níveis exigidos atualmente.

Tocar com um cd ou gravação, acompanhando alguma música que você goste também vai te ajudar a manter um tempo mais firme, a entender melhor como cada estilo pulsa, e onde encaixar cada nota, isso também faz parte de tocar dentro do timing. E ouvir muita música vai fazer que tudo dentro da música soe de forma mais natural para você, então isso ajuda e muito.

Por fim o principal, para uma banda soar bem ela depende profundamente que o baterista seja "firme", que não oscile o andamento, isso trás segurança para os membros da banda e faz a música soar de uma forma melhor, todos os grandes bateristas tem essa questão muito bem resolvida, e por isso soam tão bem. Por tanto procure dar a devida atenção a isso, porque sem ter um bom timing, o resto não funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Tema de BloggerThemes || Editado por: @feewoh || Quase1nerd