BEM VINDO

Desenvolvido por
Bruno Guimarães

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Free Stroke

O Free Stroke é a técnica base do uso do rebote, e da economia de movimentos, trás maior controle e relaxamento ao se tocar. Foi basicamente desenvolvida pelo autor do famoso "Stick Control", George L. Stone e depois por Billy Gladstone. Joe Morello também desenvolveu bastante essa técnica, e explica sobre ela no video "Natural Approach to Technique".
Esse é um video explicativo do baterista e grande instrutor Dom Famularo.

Descrição
O movimento é feito pelo punho, mantenha o braço numa posição relaxada e tente não move-lo enquanto executa o movimento. Você então movimenta a baqueta pra baixo, e deixa o rebote natural mandar ela de volta pra cima, encare como se estivesse quicando uma bola, essa é a idéia do Free Stroke.

Dicas
1. É importante, não apertar a baquete, ela tem q estar sendo segura pela pinça de uma forma bem leve.
2.Procure deixar a pinça no ponto de equilibrio, assim será mais fácil conseguir todo o rebote possível.
3.No começo quando você "soltar" a baqueta, na hora que ela voltar você pode abrir os 3 dedos da mola, isso é natural, e mostrará mais facilmente que o movimento está sendo executado de forma correta.
4.Não crie nenhuma tensão, esse é um movimento para se tocar de forma totalmente relaxada.
5.Não faça um movimento pra cima antes de movimentar a baqueta pra baixo, isso é bem importante, são apenas dois movimentos, você toca pra baixo, o rebote manda a baqueta pra cima. Então evite de fazer qualquer movimento desnecessário.

Full Stroke
Começando na posição fundamental, as baquetas ficam apontadas diretamente para o teto, e os braços próximos ao corpo, essa posição é chamada de Full Stroke. A partir daí é feito o Free Stroke, quando você tocar a baqueta de voltar para a posição inicial. Recomendada para dinâmicas: f - fff
















Half Stroke
Aqui também partimos da posição fundamental, mas nesse caso as baquetas ficam em uma altura menor, e depois do toque deve voltar sempre pra posição inicial. Recomendada para dinâmicas: mp - mf











Low Stroke
Neste caso a baqueta fica mais próxima a pele, é bem mais dificil fazer o Free Stroke nessa posição, e exige muito mais concentração. Por tanto, dedique-se. Recomendada para dinâmicas: p - ppp







Power Stroke
É uma variação do Free Stroke, foi desenvoliva por Joe Morello. Consiste basicamente em você ter um ganho maior de força, ao usar não só o punho mas também o movimento do cotovelo. Por tanto tem um grau maior de dificuldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Tema de BloggerThemes || Editado por: @feewoh || Quase1nerd