BEM VINDO

Desenvolvido por
Bruno Guimarães

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Upstrokes e Downstrokes

O Free Stroke e o Moeller, são abordagens básicas para uma movimentação natural na bateria. Essas duas técnicas podem ser aplicadas em qualquer instrumento de percussão tocado com baquetas. No entanto para funcionarem, eles devem ser desenvolvidos com um sistema que permite ao baterista executar qualquer combinação de toques, em qualquer volume e com qualquer acentuação, desde que ele toque a música corretamente. Essa seção é dedicada a execução de toques seguidos em diferentes alturas. Existem dois tipos destes: Upstrokes (também conhecido como Pull-Outs), onde um toque sutil é seguido de um toque alto, e Downstrokes (também conhecido como Control Strokes), onde um toque alto é seguido por um toque sutil. Em combinação, Downstrokes e Upstrokes podem ser usados para tocar qualquer ritmo possível num instrumento de percussão.

Até agora você praticou o Free Stroke com toques Full, Half e Low. Mas não uma combinação dos três. Pull-Outs e Control Strokes são exercícios que requerem que você toque Full, Half e Low no mesmo ritmo. O Free Stroke permite que a baqueta reboteie na sua altura maxima depois do toque. Quando tocando no entanto não é sempre possível ou prático permitir que isso aconteça, por isso nós precisamos de um sistema para controlar o rebote das baquetas, e assim fazer ele funcionar em qualquer ritmo que queremos. Mantenha em mente, que enquanto você está aprendendo a controlar o rebote das baquetas, é imprensidivel se manter o mais relaxado possível e observar todas as caracteristicas técnicas do Free Stroke.

Downstrokes e Upstrokes são divididos em duas categorias: Formal e Informal. O toque formal são tocados com o punho, usando o Free Stroke. Esse toque é usado em música clássica e orquestral. O toque informal é principalmente usado na bateria e ele aplica a técnica moeller. Ambos Downstrokes e Upstrokes no método informal usualmente começam e terminam no Low Stroke já que usualmente essa é a posição inicial quando se toca bateria.

O Método de George L Stone, Accents & Rebounds (A continuação do Stick Control) é um excelente recurso para se trabalhar com Downstrokes e Upstrokes. O método de Joe Morello, Master Studies é extremamente necessário para se preparar para aplicar essa técnica quando se está tocando. O Syncopation de Ted Reed (página 52 em diante) pode também ser usado. Upstrokes e Downstrokes dão a você uma grande variedade de opções criativas, para expandir sua expressão ao tocar.

Upstrokes: Pull-Out Formais
Um Upstroke é usado quando um Low ou um Half Stroke são seguidos por um stroke mais alto. As combinações são: Low para Full, Half para Full e Low para Half. Para tocar um Pull-Out Upstroke formal, comece com a baqueta na altura correta e execute o primeiro toque especificado; permitindo que o rebote máximo aconteça. Deixe o momento do rebote te ajudar a trazer a baqueta acima de sua altura original para a altura do seguinte Half ou Full stroke. Você deve estar extremamente relaxado para que sua mão esteja subindo na altura da segunda baqueta e que a baqueta a esteja seguindo. Tente não pensar em puxar pra cima. Isso vai requerir muito treinamento e concentração para você virar um mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Tema de BloggerThemes || Editado por: @feewoh || Quase1nerd