sexta-feira, 26 de março de 2010
Antonio Sanchez
Ficha Técnica
Nascimento: 01/11/1971
Nacionalidade: Mexicano
Estilo: Latin Jazz / Fusion
Grip Principal: Traditional
Site: http://www.antoniosanchez.net
Discografia: http://www.antoniosanchez.net/discografia
Biografia
Com 5 anos descobriu uma atração pela bateria. Imediatamente começou a tomar aulas com os melhores professores do México.
Depois de vários anos de estudos, começou a tocar em variados contextos musicais na Cidade do México.
Com 17 anos foi adimitido na Escola Superior de Música do Instituto Nacional de Belas Artes, onde cursou licenciatura em piano clássico e composição.Também fez os cursos de Harmonia, Contraponto, Arranjo, Canto Coral. Isso sem deixar sua prática exaustiva da bateria de lado.
Em 1993, depois de 4 anos e meio de estudos nessa instituiçãom, lhe foi ortogada uma bolsa para realizar uma licenciatura no curso, Execução do Jazz, na prestigiada Universidade de Berklee em Boston. Onde teve oportunidade de estudar arranjo, improvisação, composição, percepção auditiva, solfejo e harmonia com enfoque no contexto Jazzistico.
Durante os 4 anos na universidade, lhe fue possivel estudar con excelentes professores como Kenwood Dennard, Casey Scheurell, Victor Mendoza, John Ramsay, Ed Uribe, Hal Crook e Jamey Haddad entre outros. Antonio sempre fez um esforço para se manter ativo no ambiente musical de Boston enquanto terminava seus estudos em Berklee. Prontamente se tornou um solicitado musico de gravação na area de Massachusetts onde prestou seus serviços musicais a uma grande variedade de artistas e productores. Também teve o privilégio de atuar junto a alguns dos musicos de jazz mas renomados de Boston como Gary Burton, Danilo Perez e Mick Goodrick.
Depois de se graduar com honra em Berklee obteve uma bolsa para continuar seus estudos de mestrado em Improvisação de Jazz no Conservatorio de Nueva Inglaterra. Ali estudou com professores como Danilo Perez e George Garzone.
Quando o prestigiado musico cubano Paquito D'Rivera chamou Perez para pergunta-lhe sobre alguna recomendação sobre bateristas para sua Orquestra das Nações Unidas (originalmente dirigida por Dizzy Gillespie) Antonio foi a primera sugestão que Perez fez ao senhor D'Rivera.
A Orquestra então começou uma extensa turnê pelos Estados Unidos e Europa com Antonio Sanchez na bateria e pouco depois foi Danilo Perez quem procurou pelo talento de Sanchez para seu trio. Perez e seu trio entraram em turnê po mais de 2 anos e medio culminando a participação de Antonio coa a gravação do album "Motherland" que foi indicado ao Grammy de 2000. Foi em um show na europa em 99, onde tocaram o trio de Perez e o de Pat Metheny em que Antonio despertou a curiosidade e o interesse do lendário guitarrista de jazz. Depois de alguns meses de audições Metheny ofereceu a Sanchez o posto permanente em seu prestigiado "Pat Metheny Group". Entre muitos reconhecimetos e albuns, esta foramção conta como sendo a única a ter recebido 7 Grammys consecutivos por suas 7 últimas produções. Cabe mencionar que Antonio é apenas o terceiro baterista na larga história do Pat Metheny Group que lá supera os 25 anos de existencia.
O Pat Metheny Group gravou seu primeiro CD desde a entrada de Antonio na bateria. A produção se intitula "Speaking Of Now" e foi vencedora de um Grammy na categoria de "Melhor Album de Jazz Contemporâneo" em 2003.
Desde que Antonio entrou para o grupo, a turnê mundial de "Speaking of Now" já percorreu mais de 30 paises por vários continentes onde são sempre recebidos com grande alegria. Também além de tocar no PMG Antonio foi escolhido pelo guitarrista para apresentações do Pat Metheny Trio.
Além de ter atuado junto a personalidades do jazz como Metheny, D'Rivera e Perez, Antonio Sanchez também fez parte de grupos liderados por artistas como o saxofonista Michael Brecker (em que aparece na sua última produção discografica entitulada "Wide Angles"), David Sanchez (com o qual gravou os albúns "Melaza" e "Travesia" que foram indicados ao Grammy), John Patitucci, Avishai Cohen (Antonio aparece nos albuns "Colors" e "Unity"), Marcus Roberts ("In Honor of Duke"), Dave Samuels, Victor Mendoza ("Black Bean Blues"), Claudia Acuna e Luciana Souza entre outros.
Antonio fez workshops pela Europa, Japão, Norte e América do Sul. Também venceu vários prêmios como "The Buddy Rich Memorial Scholarship", "The Zildjian Award", "The Boston Jazz Society Achievement Award" e "Berklee's Most Outstanding Performer Award".
Sanchez já foi entrevistado por publicações especializadas, tais como "Modern Drummer", "Downbeat", "Musico Pro" e "Berklee Today" além de aparecer periódicamente em diversas revistas por todas as partes do mundo. Realizou clinicas no mundo inteiro, inclusive no prestigiado "Modern Drummer Festival Weekend 2003".
Antonio é patrocinado pela Yamaha Drums, Zildjian Sticks and Cymbals, Evans Drumheads e LP Percussion.
Atualmente vive na Cidade de Nova York.
Análise
Video
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário