BEM VINDO

Desenvolvido por
Bruno Guimarães

segunda-feira, 22 de março de 2010

Bill Stewart



Ficha Técnica
Nascimento: 18/10/1966
Nacionalidade: Americano (Des Moines,Iowa)
Estilo: Jazz
Grip Principal: Traditional
Site: X
Discografia: X

Biografia
Bill Stewart fez seu nome como o baterista por trás do guitarrista John Scofield, trabalhando com ele durante cinco anos, entre 1990 e 1995. Autodidata na bateria, Stewart é também um pianista capaz, que é o instrumento em que ele compõe. Ele cresceu ouvindo jazz de seus pais e coleção de discos de R&B, mas por outro lado o jazz era uma mercadoria rara em Iowa, nos anos 70 e tocou em uma banda de covers Top 40 no ensino médio, bem como a orquestra da escola.

Depois de se formar ele se matriculou na University of Northern Iowa em Cedar Falls, tocando em bandas de jazz e marcha, assim como na orquestra. Ele então, foi transferido para a faculdade em Wayne, Nova Jersey, onde estudou com Dave Samuels, Rufus Reid e Mabern Harold. Foi aqui que ele conheceu seu colaborador futuro, o saxofonista Joe Lovano. Embora ainda na faculdade, ele fez sua estréia em disco com o saxofonista Scott Kreitzer e gravou duas novas coleções com o pianista Armen Donelian. Após a formatura, em 1988, mudou-se para Brooklyn, Nova York, onde ele montou sua casa. Lá, ele começou o lento processo de estabelecer sua reputação por aparições em jam sessions e de boca em boca, levando a sua primeira série de Shows com o trio de Larry Goldings.

Em uma de suas regulares visitas no Augie´s club em manhattan, Maceo Parker o convidou para contribuir na sua proxima sessão de gravação (para roots revisitado. Mais tarde ele foi convidado para integrar a orquestra de Scofield, que também incluiu Lovano, que ´participou em dois álbuns solos de Stewart. O primeiro, Think Before You Think, foi emitido no rótulo japonês City Jazz e contou com Dave Holland no baixo e Marc Copland no piano, além de Lovano. A segunda, Snide Remarks estrelado pelo pianista Bill Carrothers, o trompetista Eddie Henderson e pelo baixista Larry Grenadier. Isso impulsionou nove composições originais de Stewart, destacando uma técnica sofisticada de composição que Lovano fez analogia como sendo o de "uma melodia sendo tocada dentro de um conceito ritmico".

Análise


Video

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Tema de BloggerThemes || Editado por: @feewoh || Quase1nerd